Origem do Carnaval
Decidi procurar sobre a origem do carnaval. Eu acho super interessante, pesquisar a origem das coisas que sempre esteve presente na nossa vida, e na de nossos antepassados. As palavras também, existem diversas palavras na qual ouvimos diariamente, com origens bizarras e curiosas, e isso sempre atiça curiosidade na gente.

Como surgiu o carnaval?
O carnaval surgiu com os gregos e romanos, na idade média. Essa festa era para comemorar a farta colheita, o “adeus à carne” ou “carne vale”, e isso deu origem ao termo carnaval. Carne + Vale = Carnaval. Com o passar dos séculos, tornou-se uma brincadeira tÃpica das cidades.
Origem do carnaval no Brasil
Quem trouxe o carnaval para nosso paÃs foram os portugueses. Lá era conhecido como entrudo, palavra que vem do latim introitus e que designa as solenidades litúrgicas da Quaresma. Fonte:almanaque.folha
O carnaval era uma festa muito bagunçada, festejada pelo escravos com polvilho ou farinha de trigo, ou espirrando água uns aos outros. Já os brancos daquela época faziam guerras de laranjinhas (pequenas bolas de cera que se quebravam espalhando água perfumada), claro que a brincadeira não incluÃa o escravos.
Surgimento dos bailes mascarados
Como o entrudo era uma festa muito suja, e ninguém saia de casa para não retornar todo cagado. Surgiram os bailes de mascara para a elite daquela época. Mais tarde, aos poucos foram surgindo o tradicional carnaval de rua.
Para obter mais informações sobre a origem do carnaval. Sugiro a leitura deste artigo da Folha e o artigo da Wikipédia
Não deixe de Ouvir o samba enredo 2011
__
Foto:FéRmin


15 queries. 0,704
[...] de saber onde passar o Carnaval, você pode querer saber um pouco mais da origem do Carnaval. Carnaval é uma época em que boa parte das pessoas estão de férias, logo elas procuram lugares [...]
quando a festa se realiza
Responder comentário