Origem do Carnaval

A gente cresce escutando histórias a todo instante, poucas vezes questionamos a veracidade dessas informações, o que é péssimo pois ao aceitar a primeira versão como verdadeira, não trabalhamos nosso senso crítico e nossa curiosidade sobre as coisas.

Quantas palavras, gírias, costumes e histórias no geral reproduzimos durante a vida sem nunca ter questionado se isso realmente faz sentido.

Aproveitando que o carnaval acontecerá nos próximos meses, minha dúvida foi; Como surgiu o carnaval? O carnaval é tão brasileiro assim como o futebol, mas será que da mesma forma que o futebol, o carnaval foi inventado por estrangeiros?

Origem do carnaval

Origem do carnaval

Como surgiu o carnaval?

O carnaval surgiu com os gregos e romanos, na idade média. Essa festa era para comemorar a farta colheita, o “adeus à carne” ou “carne vale”, e isso deu origem ao termo carnaval. Carne + Vale = Carnaval. Com o passar dos séculos, tornou-se uma brincadeira típica das cidades.

Origem do carnaval no Brasil

Quem trouxe o carnaval para nosso país foram os portugueses. Lá era conhecido como entrudo, palavra que vem do latim introitus e que designa as solenidades litúrgicas da Quaresma.

O carnaval era uma festa muito bagunçada, festejada pelo escravos com polvilho ou farinha de trigo, ou espirrando água uns aos outros. Já os brancos daquela época faziam guerras de laranjinhas (pequenas bolas de cera que se quebravam espalhando água perfumada), claro que a brincadeira não incluía o escravos.

Surgimento dos bailes mascarados

Como o entrudo era uma festa muito suja e ninguém saia de casa para não retornar imundo, surgiram os bailes de mascara para a elite daquela época. Mais tarde, aos poucos foram surgindo o tradicional carnaval de rua.

Para obter mais informações sobre a origem do carnaval. Sugiro a leitura deste artigo da Folha e o artigo da Wikipédia.