Entrevista com Rodrigo Pimentel, o Capitão Nascimento

Rodrigo PimentelSou morador do estado do Rio de Janeiro, e todos os dias assisto ao jornal local que passa na hora do almoço. Além da apresentadora Ana Paula Araujo, o jornal tem a participação de outras três pessoas que comentam sobre segurança, saúde e cultura. O encarregado para comentar sobre a segurança pública é o capitão reformado da Polícia Militar, Rodrigo Pimentel.

Na semana passada, por acaso, me vi pesquisando sobre quem era Rodrigo Pimentel. Não sabia que ele tinha ligação com o BOPE, com o filme Tropa de Elite e com o livro Elite da Tropa.

Rodrigo Pimentel atuou como Capitão do BOPE de 1995 a 2000. Abaixo você pode assistir ao vídeo, dividido em duas partes, de uma entrevista com Rodrigo Pimentel em 1997. A entrevista faz parte do documentário brasileiro “Notícias de uma guerra particular”, de 1999 que em breve escreverei por aqui. Nessa entrevista o capitão do BOPE fala sobre o seu trabalho, sua perspectiva em relação ao tráfico de drogas e da guerra entre polícias e traficantes.

Parte 1


Parte 2

Rodrigo Pimentel, o Capitão Nascimento

Apesar de muitos falarem que o personagem Capitão Nascimento, do filme Tropa de Elite, foi inspirado nele, Rodrigo Pimentel nega e diz que Nascimento foi um personagem criado e totalmente fictício, baseado em acontecimentos ocorridos com os integrantes do BOPE. Nessa entrevista à revista contigo, Rodrigo fala sobre a relação feita dele com o Nascimento, pela coincidência de alguns fatos de sua vida com o filme, como por exemplo a desilusão com o BOPE e a liderança na operação do Papa.

O livro Elite da Tropa e o filme Tropa de Elite

O livro Elite da Tropa, foi escrito por pelos policiais do BOPE André Batista e Rodrigo Pimentel, em parceria com o antropólogo Luiz Eduardo Soares. Este livro deu origem ao filme Tropa de Elite.

Após o filme Ônibus 174, José Padilha preparava outro filme, agora baseado no livro Elite da Tropa. O filme Tropa de Elite contou com Rodrigo Pimentel como um dos roteiristas, junto com José Padilha (Produtor e Diretor) e Bráulio Montovani que foi roteirista do filme Cidade de Deus.

André Batista teria servido de inspiração para a criação do personagem André Matias do filme Tropa de Elite, assim como o Rodrigo Pimentel teria servido de inspiração para a criação do capitão Nascimento.

Rodrigo Pimentel para o TEDxSudeste

Pimentel fala que não é a pobreza, nem o tráfico de drogas, nem a desigualdade social e o emprego que causam violência, e sim a disputa pela dominação territorial. Ele fala também da cultura como solução para o fim da violência e do tráfico de drogas.