Documentário: The Coconut Revolution

0 Flares 0 Flares ×

the coconut revolution

The Coconut Revolution é um documentário que conta a história dos habitantes da ilha de Bougainville, localizada no Pacífico. Isolados, os habitantes são obrigados a desenvolver sua própria tecnologia em “parceria” com o que a natureza oferece. Abaixo você confere como o coco foi um importante aliado a essa população, que inventou seu próprio armamento, suas táticas de guerra e a cura para doenças, além do contexto histórico e a luta de interesses sobre a ilha de Bougainville.

Sobre Boungainville Island

Em 1768 o explorador francês Louis de Bougainville chegou na ilha e a nomeou com seu sobrenome. Num acordo entre Alemanha e Inglaterra, foi decidido que Bougainville ficaria com Alemanha, mas não por muito tempo, pois durante a Primeira Guerra Mundial Austrália tomou a ilha para sí. Durante a Segunda Guerra Mundial a ilha foi ocupada pelo Japão e posteriormente retomada pela Austrália. Nesse meio tempo, ela terminou sendo parte de Papua Nova Guiné que conseguiu sua independência em 1975. Bougainville também declarou sua independência, mas foi ignorada e treze anos depois a guerra estourou.
[clickbegga]

Sobre a mina Panguna

Na década de 60 instalou-se na ilha a Bougainville Cooper Limited, subsidiária australiana da gigante mundial de mineração, a britânica Rio Tinto Zinc. Em 1967, a companhia foi autorizada a escavar aquela que era então a maior mina de cobre a céu aberto, com 100m de profundidade e cobrindo 7km². Os habitantes protestaram contra o buraco que a multinacional queria abrir na ilha e sua terra foi tomada a força.

A mina trouxe muita poluição, resíduos da mina estimados em 1 bilhão de toneladas foram jogados no Rio Jaba contaminando-o com cobre, mercúrio, arsênio e chumbo. Isso devastou a vida selvagem e transformou florestais inteiras em paisagem lunar. Os habitantes estimam que essa poluição perpetue durante os próximos 200 anos.

Em 1968, o líder dos baugainvilleanos, Francis, exigiu 10 bilhões de dólares como indenização e o fechamento da mina na ilha. O pedido não foi atendido, então Francis e seus amigos utilizaram explosivos para sabotar o acesso à mina, o que resultou na queda pela metade das exportações da BCL. Com esse problema, entrou a tropa de choque de Papua Nova Guiné colocando o terror na ilha, espancando, matando pessoas e queimando casas. Essa invasão faz nascer um espírito guerreiro na população que cria seu exército guerrilheiro. Ao organizar-se, a população de Bougainville luta pelo fechamento da ilha e sua independência, dando trabalho a tropa de choque de Papua Nova Guiné que pede reforço ao exército, a força de Defesa de Papua Nova Guiné (PNGDF). A Rio Tinto Zinc abandona a mina e a guerra continua, o povo de Bougainville com seu armamento artesanal e a PNG com helicópteros, armamento pesado e apoio da Austrália que tinha interesses coloniais em Bougainville.

Nessa guerra, a população de Boungainville ficou isolada, pois há uma espécie de cinturão formado pela PNGDF em volta da ilha. Com isso eles são obrigados a desenvolver e aprimorar todos os métodos de sobrevivência para tornarem-se auto suficientes.

Assista ao documentário The Coconut Revolution logo abaixo, no Google Vídeo. Veja como o povo de Bougainville cura doenças, desenvolve um combustível para os carros através do óleo de coco e torna-se uma população sustentável usando apenas o que a natureza lhe oferece.

Caso queira fazer o download de The Coconut Revolution, visite o filmescomlegenda.

[/clickbegga]

0 Flares Facebook 0 Twitter 0 Google+ 0 0 Flares ×