Derrepente ou de repente?

Curso Online: Escreva CorretamenteDerrepente ou de repente?

Essa é outra dúvida que muitas pessoas têm, mas é fácil, o certo é de repente. Não existe de repente junto, e ainda mais com dois “r”.

A expressão “de repente” significa “de súbito”, “de ímpeto”, “repentinamente” e tem função sintática de advérbio de tempo ou de modo e, portanto, é uma locução adverbial, uma vez que é o conjunto formado pela preposição “de” com o substantivo “repente”.

A preposição “de” é antecedente e introdutória do substantivo “repente”, logo, não há junção, fusão entre os dois termos e sim uma conexão, a fim de que haja um sentido completo. Então, a expressão usada de forma correta é separada: “de repente”.

Fonte: Brasil Escola

5 comentários “Derrepente ou de repente?

  1. Pingback: Atrazado ou atrasado? Qual o certo? | Atrasado ou atrazado?

  2. Fininhoo ' comentou:

    Lógico que é Atrasado

  3. Thais comentou:

    [...] Não sou nenhum mestre na língua portuguesa, e há uns anos escrevia pior que uma criança de 5 anos. Mas quando você aprende a utilizar algo corretamente, e assiste outras pessoas cometendo o mesmo erro que você, aquilo acaba incomodando. Atrasado ou atrazado? Concerteza ou Com certeza? Derrepente ou de repente? [...]

    Realmente isso é uma verdade, depois que aprendemos a usar as palavras corretamente, quando alguém diz algo incorreto ficamos incomodados com isso. E na maioria das vezes é o erro mais simples. Por isso dizemos que esses vícios de linguagem são barbaros.

  4. Icléa comentou:

    Parabéns! Muito obrigada

  5. Reginaldo Gomes comentou:

    Maravilha.Adoro tirar duvidas e claro temos pessoas competentes para tais situações é de muito aprendizado a todos Obrigado.

Os comentários estão fechados.