8 conselhos de Warren Buffett para jovens profissionais

Se existe um homem no ramo de investimentos, negócios e frugalidade que todos deveriam conhecer é Warren Buffett.

Ele simplesmente é a lenda viva do mercado de ações. Conhecido como “O Oráculo de Omaha”, em referência a sua cidade natal Omaha nos EUA, sua fortuna está estimada em 53.5 bilhões de dólares.

Por toda sua trajetória no mundo dos negócios e sua história de vida, qualquer palavra dita por Warren Buffett é seguida a risca como mandamentos.

Recentemente num bate papo em vídeo para o site Levo League, Warren compartilhou algumas histórias de sua vida – como o seu medo de falar em público – e deu diversos conselhos para jovens profissionais.

O site Business Insider transformou o conteúdo da entrevista em 8 conselhos de Warren Buffett para jovens profissionais. Confira abaixo quais foram os conselhos do CEO da Berkshire Hathaway.

#1 Escolha sua paixão

“Nunca desista de encontrar um emprego pelo qual você seja apaixonado”, afirmou Buffett. “Tente encontrar um emprego que gostaria de ter, mesmo se fosse muito rico. Esqueça o pagamento. Quando você está com as pessoas que ama, fazendo o que ama, nada é melhor”.

A prova de que ele seguiu sua paixão, é dar expediente no prédio onde trabalha todos os dias – inclusive aos sábados – durante cinco décadas.  Buffett tem atualmente 83 anos de idade, pouquíssimas pessoas continuam na ativa como ele.

Em uma entrevista recente, ao ser perguntado “Quando o trabalho deixa de ser sobre dinheiro?” 

Ele respondeu: “Nunca é sobre dinheiro. É sobre querer fazer uma coisa bem, e isso não acaba nunca. Essa é a graça do jogo. Não se trata de pensar: “Se eu ganhar 1 milhão de dólares ou 1 bilhão de dólares, o jogo acabou”. Até porque, a partir de um determinado ponto, o dinheiro não tem mais utilidade. O que me move é a conquista. Venho ao escritório quase todos os sábados. Sou muito feliz aqui. ”

#2 Cuidado com as pessoas que você admira

“Se você me disser quem são os seus heróis, eu vou dizer quem você se tornará. Na vida, é importante ter os heróis certos. Eu sempre tive sorte em relação a isso, me inspirei em meia dúzia de pessoas e nenhuma me decepcionou. Você deve se cercar de pessoas melhores que você. Não se esqueça, você se move na mesma direção das pessoas com quem se associa.”

#3 Comunique-se com eficiência

Enquanto participava do MBA na Universidade de Columbia, Buffett afirmou que tinha “muito medo de falar em público”, e então se inscreveu em uma aula ministrada por Dale Carnegie (autor de Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas). “Eu me uni a 30 outras pessoas na sala. Eu não conseguia ficar em pé e dizer meu próprio nome. Era patético. Mas essa aula mudou a minha vida”.

#4 Desenvolva hábitos saudáveis estudando pessoas

“Escolha uma pessoa com hábitos saudáveis, que seja alegre, generosa e que saiba valorizar os outros pelo que fazem. Observe todas as qualidades que você admira nela e faça uma avaliação: ‘quais dessas qualidades eu pesso adquirir?’. Por que você é capaz de ter, todas elas.”

Warren Buffett

Warren Buffett, considerado o mais bem sucedido investidor do século XX

#5 Aprenda a dizer não

“Você não terá o controle do seu tempo, a não ser que aprenda a dizer ‘não’. Nunca deixe outras pessoas cuidarem da sua agenda”.

#6 Não trabalhe para alguém que não vai pagá-lo de forma justa

“Eu negocio pouco com as pessoas. E elas negociam pouco comigo. Se eu fosse uma mulher e percebesse que o meu salário era menor que o de outra pessoa na mesma função, eu não trabalharia lá. Se alguém é injusto com você no salário, será injusto em diversos outros momentos”.

A primeira pessoa que deve valorizar seu trabalho depois de você é o seu chefe. Se quem paga seu salário não o faz de forma justa, algo está errado.

#7 Se envolva em novos negócios

“Você quer entrar em um trem que vai a 90 km/h, e não naquele que vai a 30 km/h, então aprenda a fazer o transporte andar mais rápido. Algumas empresas possuem mais oportunidade que outras”.

#8 Saiba tudo sobre a sua área de atuação

Buffett afirma que lê seis horas por dia por que acredita que isso ajudará a melhorar sua capacidade intelectual e ajudar a resolver problemas futuros. “Eu já entendia muito sobre o meu trabalho aos 20. Eu lia bastante, e sempre tive a ambição de saber tudo sobre esse assunto”.

Desnecessário dizer que ele está certíssimo, sobre a leitura proporcionar a melhoria da capacidade intelectual e ajudar a resolver problemas. Confesso que seis horas de leitura por dia é algo quase impossível. Tento manter duas horas e por vezes não consigo.

Esse tempo de leitura absurdo é que faz Buffett ser o que é hoje, por fazer justamente aquilo que quase ninguém é capaz, ele consegue estar a frente de todos os outros.

#Conclusão

Todos esses conselhos de Warren Buffett para jovens profissionais são quase conselhos de pai. Warren Buffett é um dos nomes que mais admiro no mundo dos negócios, sua biografia de quase mil páginas reflete bem o caráter e a integridade do lendário Buffett, assim como seus erros e defeitos que todo homem tem.

De todos os conselhos, destaco como os mais importantes; escolher sua paixão, aprender a dizer não e saber tudo sobre a sua área de atuação. E você, qual desses 8 conselhos considera mais importante?

Outra entrevista de Warren Buffett bem interessante é a que ele deu para a jornalista Cristiane Correa, autora do recém-lançado livro Sonho Grande, confira: Entrevista de Warren Buffett. Nessa entrevista ele fala principalmente sobre o brasileiro Jorge Paulo Lemann, atualmente o homem mais rico do Brasil.