As 10 melhores balas de todos os tempos

Segue abaixo um ranking feito por mim, com as melhores balas de todos os tempos, dando preferência as balas mais clássicas do mercado.

Fiquei a madrugada tentando lembrar os nomes das desgraçadas. Mas com uma ajudinha do Google tudo foi possível. E como é um ranking ao meu gosto, façam nos comentários uma classificação de vocês. Leia o post todo antes de ir para loja comprar sua bala predileta.

Bala Zequinha

Bala Zequinha

Bala Zequinha

As balas distribuídas primeiramente no Paraná e logo em seguida em Santa Catarina. É a mais antiga da lista, datada em 1928. Mais conhecida pelas figurinhas do Zequinha do que pelo sabor. =P

Bala Bolete

Bala Bolete

Bala Bolete

Bala revolucionária, aquela que virava chiclete quando a bala terminava. Está certo que o chiclete não era lá essas coisas, mas servia só para não deixar de mastigar nada mesmo.

A Dori Alimentos, empresa que fabrica a bala Bolete, assim como outras diversas empresas criaram outros sabores a partir do sucesso daquela que foi o carro chefe.

Bala Soft

Balas Soft

Balas Soft

Tenta lembrar quando você ficou engasgado com uma bala, lembrou? Era ela que estava na sua boca! Acho que nem existe mais, pelo menos eu nunca mais vi. Dispensa apresentações.

Dadinho Dizioli

Bala Dadinho

Bala Dadinho

A Dadinho é clássica, o tempo que você leva para abrir o papel, é tempo suficiente para encher sua boca d’água.

Bala Kleps

Bala Kleps

Bala Kleps

Essa é a bala que mais tem cara de mercearia e afins. Também era a bala que sempre vinha nas sacolinhas de São Cosme e Damião. Se você é evangélico e nunca pegou doces de São Cosme e Damião, se mata!

Bala Xaxá

Xaxá

A Xaxá simplesmente sumiu, foi embora sem dizer adeus. Se quiser saber do paradeiro dela, escreva pro Linha Direta.

Bala de Leite Kids

Bala Kids

Eu sei que essa não é ao leite, é só para ilustrar mesmo.

link para o vídeo

As Balas Kids já foram boas pra cacete, mas hoje em dia não estão lá essas coisas. Ela seria tipo uma Vera Fisher da vida.

Bala Juquinha

Bala Juquinha

Bala Juquinha

No mercado a partir dos anos 50 e exportando desde os anos 80. A Bala Juquinha é bastante tradicional no país. Exporta metade da sua produção para mais de 46 países dos cinco continentes do mundo. Ao contrário da Chita, a Juquinha é bem mais fácil de se encontrar no mercado. Fonte

Bala 7 Belo

Bala Sete Belo

Bala Sete Belo

Sempre quando tentam inventar ou incrementar algo que é bom, sai errado. Inventaram um monte de sabor para a 7 Belo, mas a única que presta é a tradicional, com a embalagem azul escuro.

Bala Chita

Bala Chita

Bala Chita

Fabricada a partir de 1945, ela era fácil de ser encontrada em qualquer mercadinho ou mercearia pela cidade. Hoje é importada para o Canadá, EUA, Senegal, África do Sul, Japão e Líbano. A demanda é tanta que os pedidos ficam atrasados, e olha que são fabricadas 30 toneladas por dia.

IceKiss – Bônus

Icekiss

É um tipo de bala mais ou menos, não enche os olhos mas quebra um galho.

Bala de Tamarindo – Bônus

Bala de Tamarindo

Bala de Tamarindo

Essa era a bala dos cariocas. Um pouco azeda, embrulhada em um papel branco, torcido nas pontas. Nunca mais encontrei, e nem quero pois não gostava muito dela, por isso virou bônus, só para ninguém reclamar.
__

Deixei uma ou outra bala de fora, por não lembrar do sabor ou nunca ter ouvido falar, pois há balas que estão apenas no Sul, outras no Nordeste e por ai vai. Como toda lista sempre dá uma briga danada, então que comece a guerra!

Até mais vê!

56 comentários “As 10 melhores balas de todos os tempos

  1. berenice comentou:

    Muito legal mesmo, mas senti falata de uma que era gazeificada. nem lembro o nome dela, mas quando botava na boca ela começava a espumar, hehe! Eu gostava!

  2. Walter de Oliveira Filho comentou:

    Tenho uma curiosidade e gostaria de saber a respeito da origem (como surgio a bala) vcs teriam esta informação?

  3. vlad comentou:

    ihhhhh.. eu compro bala soft ainda… em canoas,RS rua liberdade, quase esquina com av. boqueirao… um mercado grande… la tem… valeu

  4. livia comentou:

    Gente por favor…..voltem a vender bala Xaxa!!!!!!!!!!!!!!Por que ela foi embora??????????????

  5. carol. comentou:

    Que saudade dessas “Balas Kleps”…
    Morria sem saber o nome…
    Mas era ótimo voltar pra casa com aquela “tripa” de balas, hahaha

  6. Marcos comentou:

    faltaram aquelas balas de funcho, nunca mais vi mas eram otimas, e aquelas balinhas redondinhas de canéla

  7. marcela rocha comentou:

    é eu tbm amava as bals de fita,mas não sabia o nome!!
    ah eu quero!!!

  8. Ritinha comentou:

    existia umas balas coloridas,que eram de cores fortes,tipo rosa,verde etc…nunca mais vi,a embalagem era de papel,naum era plástiificada saudades,será q alguem sabe???

  9. leticia santos comentou:

    oiiiiii gostaria muito de saber onde vcs vendem a bala xaxá garanto que pessoas com mais de 20 anos já comeram essa bala e gostaram,então por favor onde anda essa bala?garanto se nossos filhos andasem preocupados com 0 futuro e com balas não tinha tanta violência como temos hoje,essa bala a xaxá de sabor abacaxi e com o gatinho,não nada para abater.

    obrigado

    aguardo contato…
    grato letícia

  10. Zeca comentou:

    onde eu vendo?
    eu não vendo! Oo

  11. Warpasv comentou:

    Tb ficou de fora, vocês se lembram daquela bala que se chamava bala bonequinhos? Elas eram iguais a umas muminhas rosas, hum que bala gostosa, costumava comprar delas nas lojas Magal lá no Rio de Janeiro tinha uma lá na estaçaõ do metrô no largo da Carioca, no centro do Rio de Janeiro. Muito boa!!!

  12. Edson comentou:

    Faltou a bala de canela! Aquela da embalagem alvi-rubra.
    E bala Xaxá eu ainda encontro por aqui, todo mundo gosta. :D

  13. Helder comentou:

    A BALA XAXA VOLTOU !!!!!!

    Ela agora é produzida pela Sam’s mas infelizmente não tem o mesmo sabor de antigamente, dos sabores atuais a que mais se aproxima do sabor original é a de morango, hoje mesmo detonei umas 15.

  14. neweli comentou:

    Aviso aos saudosos, a bala XaXavoltou com o mesmo sabor, aqui em Recife temos, tem de todos os sabores das antigas,ela ta com uma nova embalagem mas não é Banzé,é Xaxá…Sorte minha…

  15. teovaldo comentou:

    eram as balas fizz // as melhores

  16. Aline comentou:

    Essas balas ainda existem! As de canela tem em qualquer barzinho… e as de funcho, agora vêm em potes plásticos, são da marca Pietrobon. Deliciosas!!!!!!!!!!!!

  17. Aline comentou:

    Você me manda um pacote pelo correio??? Bah, uma dica é começar a revender sacos dessas balas pelo Mercado Livre, pois aqui no RS conheço muita gente que gostaria de sentir o sabor dessa bala de novo, e por aqui nunca amis encontramos!

  18. Caio comentou:

    Bala de Tamarindo compro até hoje aqui no Rio , em certas regiões são comuns ainda !

  19. li comentou:

    muita saudade,meu Deus lembrei de minha infancia toda em um minuto…

  20. GUSTAVO comentou:

    CARAMBA!!! VOLTEI NO TEMPO… SOFT DE UVA, DE MORANGO, HUMMM…. O ESQUEMA ERA QUEBRÁ-LA COM O MARTELO DE CARNE (RS). A XAXÁ DE BANANA…PQP…NÃO VOLTAM MAIS. ERA CÁRIE QUE NÃO ACABAVA MAIS…FALTOU A BALA KID’S DE CARAMELO E DE CHOCOLATE. A TAMARINDO AQUI NO RIO É QUE NEM LIXO, SÓ QUE A EMBALAGEM NÃO É MAIS DE PAPEL E SIM DE PLÁSTICO, MAS AZEDINHA DO MESMO JEITO. CHEGO A FICAR COM A LÍNGUA QUEIMADA, POIS SE DEIXAR FICO COM AQUELA PORCARIA NA BOCA O DIA TODO, VICIA. o SACO COM 50 CUSTA SÓ R$ 3,99. COMPRO PRA DEIXAR NA BOMBONIER, NO CARRO E NA MOCHILA QUANDO VOU PRO CURSO.

  21. GUSTAVO comentou:

    BALA QUENQUEN DE AMENDOIM…

  22. daiane comentou:

    gente…alguem sabe se ainda vende ou qual o nome da fabrica que comercializava as balas kleps…as da tirinha??
    pelo amor de deus…me ajudem…

  23. Ana Cláudia comentou:

    Eu me lembro da bala de boneca!! Era daquela marca Behring, pequenininha (vinha uma porção em sacos) e de um rosa bem forte.

  24. Leandro Alves comentou:

    alguém lembra de uma bala quadrada, grande, azedinha, mt gostosa tb, vinha embalada em papel, tinha a consistencia da juquinha..

  25. ana comentou:

    Olá,

    Tb tenho muita saudade das balas dessa época.
    Alguem se lembra da bala Sparkies da Adams.
    Estou louca procurando onde comprar.se alguem souber, pode me dar um tok.
    Neweli, pode me enviar um pacotão da bala Xaxa? Mando o dim dim pra vc.
    TKS

  26. Pingback: Uma Maria Bonita em SP: Bombons | Vida de Trainee

  27. Gilberto Simon comentou:

    Faltaram as balas Dimbinho… eram parecidas com as xaxa, mas melhores e tinha mais variedade de sabores. E ainda existem. Só em Minas Gerais se não me engano. Eram demais !!!!!

  28. michael comentou:

    bom gostaria de saber algo sobre as balas de canela, De uns 15 anos atraz era uma casquinha vermelhada, meio pro rosa açucarada não era muito dura e dentro é durinha vermenha igual as de hoje em dia.. vcs lembram ? ou sabe onde posso encontrar??

  29. Roberta comentou:

    Uma bala que não foi mencionada aqui é a SUGUS, que eram quadradinhas, embaladas em papel, com a cor conforme o sabor da bala, deliciosa! Comercializar estas balas pelo Mercado Livre seria o máximo. Vou consultar agora mesmo pra ver se tem, hehe… E tinha uma outra, quadrada, do tamanho de um dado, papel rosa se não me engano… gostosérrima, mas não lembro o nome :(

  30. Ana Paula comentou:

    Vlad, se vc ainda acha as balas soft, pleeeease, anuncia no Mercado Livre!Tudo o que eu mais queria era voltar a chupá-las!
    Faltou tb aquelas balas de caramelo, não lembro o nome…

  31. SARA comentou:

    quero balas soft aonde encontro por favor

  32. luciana comentou:

    que saudade dessa época. e a bala banda alguém lembra? Chocolate surpresa que vinha com uma figura e o melhor chocolate de todos os tempos. Cigarrete. A bala keps tbm era ótima… Pena q agora todas as balas tem menta ou eucalipto né todas com o mesmo sabor……

  33. Minaré comentou:

    A bala de tamarindo é comercializada ainda, é vendida em botafogo na casa dos biscoitos (Rua voluntários da pátria)- Rio de Janeiro.

  34. Rene comentou:

    A bala Xáxa era coisa do capeta.

    Eu comia um pacote fácil, fácil.

  35. Isa comentou:

    Uiaaa era muita coisinha boa,tinha umas chupetinhas de açucar,vermelhinha kkkkkkkkkkkkkkkk,e tb uns guarda-chuvinhas de chocolate,moedinhas tb.Essa kepls,nao era ruim nao?Me lembro de uma bala que eu nao gostava e axo que era essa,que tinha um gosto estranho…Adorei a lista,voltei no tempo.Bjusssss

  36. Manassés Martins comentou:

    Caramba, anos 80 total essa lista! Ficaram faltando: bala Frumelo, bala Banda, bala Boneco, bala Galo Doce, Mentex, cubinhos de caramelo Kraft, uma bala que parecia uma pastilha e que se encontrava em todo cinema (pelo menos no RJ).

  37. Marcela comentou:

    Genteeee….queria achar as balas Kleps, as de tirinhas, acho q nunca mais vou encontrar né…rs

  38. Diego comentou:

    E ninguem mais lembra das balas MOCINHO, umas amarelas, compridinhas… eu nunca vou esquecer, quebrei um dente comendo uma dessas!

  39. Cris Betim comentou:

    nuss acabo de esperimentar a tal bala de tamarindo que veio do Rio nuss que delicia ganhei duas to com agua na boca querendo mais sem contar que é uma bolinha linda e durinha

  40. David Sousa comentou:

    Hehe, bala de tamarindo é muito bom… gosto desde criança, e acabei de comprar três.

  41. Johnny Maverick comentou:

    Cara a bala xaxá é muito boa.

  42. Leise Maria comentou:

    Algiem ainda se lembra daquela bala bonequinha, era uma delicia, não sei se ainda existe. Grata leise Maria

  43. sabrina comentou:

    pelo amor de deus eu quero as balas xaxa amarelas AGORA!!! moro no Rio de Janeiro, aonde encontrar???

  44. Marcinho comentou:

    A Bala Xaxa de banana era melhor que a própria banana. Favor quando encontrá-la me mandem uns 11 pacotes, para eu me encharcar.

  45. Antonio Mano comentou:

    Turma,faço coleção de papel de balas , será que tem mais algum “louco” por aí?. Se tiver entre em contato para troca.
    Abs

  46. Thais comentou:

    Ahhh eu adoro a de Tamarindo!!!

  47. jaja comentou:

    E a bala RIN TIN TIN PESSOAL PAPEL AMARELO

  48. Sonia Silveira comentou:

    Eu gostava da balas pif-paf, balas azedinhas e balas póca (tinha o desenho de um antílope no papel) Balas mocinho ainda tem aqui no RS.

  49. luiz cvarlos comentou:

    Quem lembra do pirulito zorro?que delicia de caramelo com coco!hum

  50. Denis comentou:

    “se vc é evangélico, se mata”, foi a melhor !!
    Faltou a balinha Sugus, da Suchard.

  51. Zeca comentou:

    São 10, basta clicar para ler o artigo completo. :)

  52. Mauricéa comentou:

    Saudade da bala 15

  53. Doris comentou:

    Poh, não era nem do tempo de vcs mais achei muito legal relembrar essas balas…tinha uma que era meio oval com recheio crocante e coberta de chocolate. A BALA ROCOCO…o que mais ficou parecido com ela no recheio é o chocolate crocante da garoto, mas bem de longe. sumiu a anos…acho que era muito cara pra produzi-la e o lucro era pequeno…tolice….podia cobrar o que quisesse que todo mundo iria pagar rsrsr hoje temos imitações grotescas dela, mas dá para o gasto rsrsr.é isso.bjus

  54. Mari comentou:

    Cadê a bla chita? hahaha

  55. Zeca comentou:

    É a última do ranking. :)

Os comentários estão fechados.